sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Estamos vivendo o princípio das dores?

Por Jesué da Silva Andrade.

Constantemente sou questionado com esta pergunta quando estou dando algum estudo sobre escatologia.  E a impressão que eu tenho que as pessoas queriam que eu respondesse que sim, que já estamos passando pela tribulação, por causa do que o Senhor Jesus chama em Mateus 24. 8 de “... o principio das dores”. Mas a resposta é um auto e sonoro não. Não estamos vivendo o principio das dores.
Essa duvida na maioria dos cristãos é devido ao fato que os meios de comunicação de nossos dias serem tão evoluídos  a ponto de constantemente sermos bombardeados com notícias de guerras, rumores de guerras, pragas (doenças), terremotos, e catástrofes naturais. Ao depararmos com tais noticias, e ao analisarmos as Escrituras sem um conhecimento real do seu ensino, deduzimos de uma maneira precipitada, que estas profecias estão se cumprindo diante de nossos olhos.
Só, que estamos vendo diante de nossos olhos, não são o princípio das dores, ou seja, inicio da tribulação. Porque o princípio das dores, que no caso são os primeiros três anos e meio da tribulação para acontecer, a igreja não pode estar aqui. Muitos ensinam que a igreja entra nos primeiros três anos e meio da tribulação. Outros que parte dela e arrebatada antes e outra parte durante. Não há como entrar detalhadamente nestes pontos, mas basta olharmos, Apocalipse 3. 10: “Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.
A promessa do Senhor Jesus neste texto é de guardar a igreja Dele da hora (momento, período) da provação (tribulação) que há de vir sobre todo o mundo, para provar os que habitam sobre a terra. Nisto vemos três pontos que claramente destaca que a igreja não passara pela tribulação.

1. Ele não diz que guardará a igreja no momento, mas do momento da provação.  Alguns afirmam que a igreja passara pela tribulação, porem será preservada por Deus como Israel foi preservada das pragas do Egito. E dizem que este texto se refere a esta preservação. Porem o texto é claro em dizer da hora da provação, e não na hora da provação. Segundo os estudiosos do grego, a preposição “ek”  “fora de” é usada na construção da frase no grego. Ou seja, ela seria melhor traduzida assim, “...te guardarei para fora da hora (momento, período) da tribulação”. Ou seja, todo verdadeiro cristão não estará aqui na terra no período da tribulação, pois ele será tirado para fora deste momento tenebroso que cairá sobre toda a humanidade.

2. A tribulação será sobre o mundo inteiro. Ou seja, as noticias que chegam para nós de guerras, pragas, catástrofes, e perseguições são isoladas, e com pausas de tempo grandes, ou curtas. Ou seja, ouvimos de guerra entre um país e outro, passa meses e ate anos, para surgir outra. Vemos de alguma nova doença em alguma região, gripe aviaria, por exemplo, na Ásia, passa se um tempo e outra surge em outro hemisfério, como a zica aqui no Brasil. Perseguições no estado islâmico, ou na Coreia do Norte, porem na maioria dos países ha liberdade para pregar o evangelho e assim por diante. A tribulação, chamada pelo Senhor Jesus em Apocalipse de provação, vira sobre todo o mundo, ou seja, acontecimentos simultâneos em todas as partes do planeta. Terremotos de grandes proporções em varias partes do globo ao mesmo tempo, doenças afligindo a humanidade em todo território global, guerras em varias partes ao mesmo tempo, e assim por diante.

3. A Tribulação virá para provar os que habitam sobre a terra. A igreja não habita sobre a terra, ela é peregrina aqui. Em Filipenses 3. 20 nos diz: “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo". Ou seja, se nossa pátria é os céus de onde aguardamos o nosso Salvador o Senhor Jesus Cristo. Como iremos passar pela tribulação,se aguardamos o Senhor Jesus o nosso Salvador vir dos céus para nos levar para sua gloria? Como passaremos por ela,  se nos somos cidadãos dos céus, e ela é para provar os que habitam sobre a terra? A humanidade sem Cristo aguarda a tribulação, a igreja de Cristo, que esta sendo composta de todo aquele que verdadeiramente se arrependeu e foi convertido a Ele recebendo-o como Senhor e Salvador pela fé, aguarda a Ele vir nas nuvens para a Salvar deste período tenebroso que cairá sobre todo a terra.

Mas ai surge uma pergunta: O que são então às noticias que chegam a nós pela televisão, e pela internet?
Bom todos nós sabemos que um espetáculo tem seus bastidores, uma preparação, um ensaio. Assim também como toda a partida de futebol antes de começar, os jogadores vão fazer um aquecimento antes no gramado, e ali dão uma previa para o publico daquilo que será os 90 minutos da partida. Da mesma forma às coisas que vemos nos nossos dias são um aquecimento, um preparo, um ensaio para esta hora negra que ocorrerá com a humanidade. E o único meio de não passar pela tribulação e arrependendo-se de seus pecados e crendo no Senhor Jesus Como Senhor e Salvador. Se no aquecimento estamos vendo coisas tão terríveis, imagine na hora do espetáculo, e o objetivo da tribulação será julgar aqueles que no período da graça, que é o tempo que estamos vivendo rejeitaram o Senhor Jesus Cristo, como Senhor e Salvador de suas almas.

Qual será a sua atitude? O que você está esperando? A vinda de Cristo nas nuvens para te buscar, levando-te para o lar celestial juntamente com todos os seus remidos pelo seu sangue na cruz? Ou você está esperando este período terrível de sofrimentos indescritíveis que vira sobre toda a humanidade?

Só para refletir. Porque será que nos últimos anos, à maioria dos filmes de Hollywood só abordam a temática do fim do mundo, ou de uma humanidade distópica, onde a humanidade esta sofrendo terrivelmente guerras, fomes, doenças e catástrofes naturais? Não será porque no seu subconsciente o ser humano sabe que este período é algo inevitável, e o único meio de salvar-se dele é por meio do Senhor Jesus Cristo o Filho de Deus.






Um comentário:

  1. Muito bom irmão!
    Um dos problemas de interpretação de muitos também é que misturam promessas e profecias feitas a Israel e Igreja. Por exemplo, as passagens de Mateus 24 e 25 e outros textos isolados, daí pegam passagens no VT como se fosse para Igreja...muitos deles afirmam que a Igreja é o Israel espiritual, porém não há base nenhuma nas escrituras que sustentem isso, ou seja, pregam heresia.
    Falando em filmes Hollywoodianos, na semana passada eu vi o Filme "Remanescentes" que relata uma série de eventos catastróficos ao mesmo tempo em vários lugares, de modo que até um pastor é deixado, sendo morto por um anjo da morte no filme. Enfim, é aquilo que você falou mesmo no texto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.