Pergunta nº1: O crente pode perder a salvação?
Esta é a primeira de muitas perguntas que desejo responder, para ajudar aqueles que têm duvida em relação aos assuntos das Escrituras Sagradas. Estamos começando com esta pergunta, pois qual recém convertido nunca teve esta duvida. Muitas pessoas já me fizeram esta pergunta, e segundo alguns teólogos, nas Escrituras há muitos textos que dão base para os dois pensamentos. O de que o crente pode perder a salvação, e o pensamento que não pode perder a salvação.
Bom eu não sou teólogo, sou simplesmente um cristão que crê que as Escrituras Sagradas são a única regra de fé e pratica para os servos de Deus da atualidade. Alias a palavra de Deus sempre foi, e sempre será, o meio pelo qual Deus nos revelará a Sua vontade.
Respondendo a pergunta pelas as Escrituras Sagradas, basta nós lermos Jo 1. 10-13 que nos diz: "Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."
Estes textos nos falam do Senhor Jesus na encarnação, e eles deixam bem claros que aqueles que receberam ao Senhor Jesus Cristo pela fé, se tornaram filhos de Deus. Ou seja, no momento em que um pecador arrepende-se de seus pecados, e deposita sua confiança total na Pessoa e Obra do Senhor Jesus Cristo. Neste momento ele se torna um Filho de Deus.
Até este momento ele era um pecador perdido, morto em seus delitos e pecados, separados da presença de Deus, era uma criatura de Deus, não era filho de Deus, mas da ira de Deus, Ef 2. 1-3.
O relacionamento de Deus com eles era o de um Juiz irado, que em sua justiça precisa punir o pecador. Mas ao arrepender-se e se converter ao Senhor Jesus Cristo, este relacionamento mudou, agora não existe mais esta condição, porque Deus através da Obra Redentora de Cristo o adotou como filho veja Rm 8. 1; 15-17. Não existe mais nenhuma condenação sobre ele (o que se converteu ao Senhor Jesus Cristo), porque todos os pecados dele, tanto passado, presente e futuro foram castigados no Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário.
Mas uma outra situação que nos revelam que aquele que se converteu verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo não pode perder a salvação, é o texto que se encontra em no evangelho de João que nos diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.”, Jo 10. 27-29.
Veja claramente o que o próprio Senhor Jesus Cristo diz, estas palavras não são de teólogos, não são minhas palavras, ou de qualquer outra pessoa. É a palavra do próprio Senhor Jesus, Ele compara a pessoa que se converteu a Ele como ovelha do seu pastoreio.
Ou seja, toda a pessoa que verdadeiramente creu no Senhor Jesus Cristo, é uma ovelha Dele, remida, e lavada pelo sangue Dele, veja At 20. 28. E ele mesmo apresenta algumas características de suas ovelhas, ou seja, características de um verdadeiro cristão.
1º: “ As minhas ovelhas ouvem a minha voz"; ou seja, um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus Cristo é totalmente submisso a sua voz, que é expressada pelas as Escrituras Sagradas, ele não ta preocupado com a “doutrina da igreja”, com as ordens do “pastor”, com o discurso do teólogo. Sua preocupação sempre será a vontade DAQUELE que se entregou por ele na cruz do Calvário.
2º: “ e eu conheço-as, e elas me seguem "; Existe um relacionamento pessoal entre o Senhor Jesus Cristo e cada verdadeiro crente. Ser cristão não é pertencer a uma religião que se diz “cristã”. Mas é ter um comprometimento com o Senhor Jesus Cristo. É um relacionamento real, com uma Pessoa Real, que veio ao mundo e morreu por nossos pecados, ressuscitou e esta intercedendo por nós à destra do Pai, e brevemente vai voltar para nos levar para a Sua gloria eterna. O Senhor Jesus Cristo nos conhece, e nós O conhecemos, ou seja, nosso relacionamento com Ele é real. Não é uma fantasia, não é um faz de conta, não e uma diversão, ou um passa tempo. Alias se algum “crente” vê a Cristo tão somente como esses adjetivos ele nunca foi de fato um crente de verdade, ele está enganando os outros, esta tentando enganar a Deus, o que é impossível, e se engana a si mesmo.
3º: “E dou-lhes a vida eterna”; O Senhor Jesus lhes dá a vida eterna. Ou seja, Ele não vende, Ele não negocia, Ele não empresta. Ele não está interessado em lucro, não esta interessado em benefícios e acordos, ele não está dando por um tempo para depois tomar de volta. Ou seja, a vida eterna não tem preço, ela não pode ser barganhada, não existe uma troca do tipo “se Deus me der à vida eterna eu vou dar minhas riquezas aos pobres”. Ela não pode ser penhorada, ou seja, Ele vai te dar a vida eterna em troca das sua fidelidade, se você não for fiel ele vai tomar ela de volta. Não é isto que o Senhor Jesus Cristo está dizendo que faz com a vida eterna. Ele diz claramente que dá a vida eterna as suas ovelhas, ou seja, a vida eterna é um presente que o Senhor Jesus Cristo dá de graça aqueles que se arrependeram e confiaram Nele como Senhor e Salvador de suas almas. Note que é vida eterna, ou seja, se fosse possível perdê-la então ela não seria eterna.
4º: “e nunca hão de perecer”; Mais uma vez podemos observar a clareza da palavra de Deus. O Senhor Jesus Cristo disse que as suas ovelhas NUNCA HÃO DE PERECER, o que quer dizer a palavra nunca? Significa justamente isto nunca, aqueles que creram verdadeiramente no Senhor Jesus Cristo nunca, nunca, nunca, hão de perecer.
5º: “e ninguém as arrebatará da minha mão”; Quando citamos esta frase pronunciada pelo Próprio Senhor Jesus Cristo. Muitos nos perguntam: “E se a pessoa quiser sair”? Bom! Lembra de que, aqueles que creram no Senhor Jesus se tornaram filhos de Deus. Então me permita usar esta figura de um pai e um filho para tentar ilustrar a segurança da vida eterna do crente verdadeiro.
Imagine uma grande avenida com um trafego muito grande de carros, onde um pai está querendo atravessar junto com o seu filho, e os pais sempre visam à segurança dos filhos. Ele segura a mão do filho bem forte, para poder chegar do outro lado da avenida são e salvo com o filho. Para este filho soltar-se da mão do pai, ele ter que ser bem mais forte do que ele. Agora qual de nós é mais forte do que o Senhor Jesus Cristo? E o Senhor Jesus Cristo para nos trazer alento, e conforto Ele nos declara que ninguém pode arrebatar suas ovelhas da mão do Pai. E Ele declara que Ele e o Pai são um. Ou seja, Cristo é Deus, Ele é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Nada é impossível para Ele. Se Ele diz que ninguém, absolutamente ninguém pode arrebatar-nos da mão Dele, é que não existe nenhuma força maior do que Ele, nem nos mesmos podemos sair de sua mão. Uma vez salvos, salvos para sempre. Assim como é impossível Deus pecar, assim é impossível o crente verdadeiro perder a salvação. Porque esta salvação não depende daquilo que ele faça ou deixa de fazer, mas daquilo que foi feito pelo Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário.
Agora diante de tudo que temos considerado, em quem você vai confiar, na “doutrina da sua igreja”, no discurso filosófico do “teólogo”, na “autoridade do seu pastor”, ou na palavra pura e simples do Senhor Jesus Cristo? Eu prefiro confiar na palavra do Senhor Jesus Cristo. E você?
Ou seja, pelas palavras do próprio Senhor Jesus Cristo, o crente verdadeiro não pode perder a salvação. Espero ter ajudado.
Se você tiver ainda alguma duvida envie suas perguntas para os e-mails jesue_silva@yahoo.com.br, zueandrade@gmail.com, ou no mural da web radio A VOZ DO EVANGELHO, no site www.radioavozdoevangelho.com.br.
Autor da resposta: Jesué da Silva Andrade.
Assinar:
Postagens (Atom)
Sempre que me fazem essa pergunta também costumo citar João cap. 3.
ResponderExcluirÉ impressionante que muitos ainda acreditam que aquele que nasce da água e do Espírito poderá perder salvação. E outra coisa ainda é se a vida é eterna, como ela pode morrer? rsrs
É tão simples entender isso, pois Deus concede a vida que Ele a tem selada com o Espírito Santo. e ainda há aqueles que caem nessa heresia de perder salvação. Erram, mas erram muito não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus.