quinta-feira, 25 de maio de 2017

O cristão pode fazer tatuagem?

Esta tem sido a duvida de muitos jovens cristãos nos dias de hoje. Principalmente numa época em que tatuagem virou moda, e é considerado artigo de luxo. Antes de responder a pergunta quero deixar bem claro que não tenho nada contra quem exerça a função de tatuador, e nem quem faz ou já fez alguma tatuagem em seu corpo.  Não estou aqui condenando o caráter de ninguém que trabalhe fazendo tatuagens, e nem de quem já fez alguma. Particularmente antes de minha conversão tive o desejo de fazer tatuagens em meu corpo, e alguns desenhos são realmente bonitos, eu digo isto por que gostava de desenhar e admiro um belo desenho.
Mas respondendo a pergunta, se o cristão pode ou não fazer tatuagem. Primeiro depende do que você entende como “cristão”, e do que este “cristão” compreende e vive. Se, ser “cristão” para você é fazer parte dos inumeráveis segmentos religiosos que se intitulam “igreja” seja do ramo protestante, católico, ortodoxo e etc. Então sua pergunta terá varias respostas, e ai dependerá de você escolher um grupo religioso conforme sua preferência e assim segui-lo indiscriminadamente.
Porem se você entende como cristão aquilo que a Bíblia a palavra de Deus ensina. Que no caso é todo aquele que verdadeiramente arrependeu-se de seu pecado, e recebeu a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pela fé. Entregando assim a sua vida a Cristo Jesus, para que Este seja Senhor (Dono), de sua vida. Ai a coisa muda. E nesse caso, eu creio que a pergunta não deveria ser se esse cristão pode ou não fazer uma tatuagem, mas se esse cristão deve aborrecer ou não Aquele que o Amou , e o Salvou, morrendo numa cruz de horror pagando o preço de sua redenção? Por que toda a atitude que um verdadeiro cristão toma, aborrece ou agrada primeiramente a Ele.
Eu tenho certeza que se eu e você que um dia nos convertemos a Cristo, fazermos esta pergunta isto evitará que cometamos muito erros em nossas vidas, erros estes que ofendem em primeira mão ao Nosso Salvador, e segunda mão ao nosso semelhante, e também a nós mesmos.
Em primeiro lugar o único texto que encontramos em toda a palavra de Deus que fala alguma coisa sobre tatuagem se encontra no Velho Testamento. Veja Levíticos 19.28: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”. 
Esse texto é uma proibição clara ao povo de Israel, a fazer qualquer tipo de incisão no corpo por causa dos mortos, e também fazer qualquer marca sobre o mesmo. Claro que o contexto aqui esta relacionado à idolatria que havia nos povos que habitavam na terra de Canaã, antes dos Israelitas ser transportados para lá pela mão poderosa de Deus. Neste caso os filhos de Israel que foram escolhidos por Deus para ser seu povo peculiar entre as nações, não devia seguir o mesmo costume daquelas nações.
Muitas denominações proíbem abertamente seus adeptos a fazerem tatuagens baseados neste texto, porem isto geralmente piora o problema no lugar de resolver. Primeiro que muitas dessas denominações são legalistas, e ensinam salvação pelas obras, e neste caso a pessoa acha que por que obedece as regras da denominação ela vai para o céu, e nestas regras inclui o não fazer tatuagem. Só que quem salva é Cristo através de sua imensa graças revelada a nós na Cruz do Calvário, e não regras absurdas de qualquer denominação que se auto intitula igreja. Segundo que quando alguém que por não conseguir obedecer todas as regras dessas denominações, se entrega plenamente a praticas pecaminosas, e quando se tenta evangelizar tal pessoa, geralmente ela diz que para ela não tem mais jeito, pois já foi “evangélica” mas por não permanecer firme na “igreja” se desviou.  Essas pessoas são difíceis de entender que ser cristão não é pertencer a uma denominação severa, mas ter um relacionamento Pessoal com Cristo, e que neste caso ela nunca foi de fato salva por Cristo, mas que simplesmente obedecia a um sistema religioso, muitas das vezes liderados por homens inescrupulosos e avarentos, que são usados pelo inimigo de nossas almas para escravizarem as pessoas, levando elas a carregarem fardos pesados que eles mesmo não carregam.
Em contra partida existe as denominações liberais que dizem que o importa é Cristo no coração, então o que você faz com o corpo não tem problema, se Jesus estiver no seu coração. Então você pode fazer tudo o que quiser com o seu corpo. Então pessoas que se dizem cristãs vivem suas vidas como se fossem qualquer coisa, menos pessoas que tem um relacionamento intimo, pessoal e intransferível com o Senhor Jesus Cristo.
Sinceramente o texto Levíticos, embora seja voltado para os Judeus, e não para igreja de Cristo. Para mim é mais do que suficiente para encerrar o assunto sobre o cristão e a tatuagem. Pois eu creio que o principio contido ali de não marcar o corpo seja universal, ou seja, a todos os seres humanos. Pois se Deus quisesse que tivéssemos desenhos, e gravuras em nosso corpo ele nos teria dado ao nascermos.
Mas como vivemos no tempo da graça, e aquilo que o cristão deve ou não fazer, (não para ser salvou, mas para agradar e servir Aquele que o salvou), se encontra nas cartas apostólicas, que estão no Novo Testamento. E que é onde está todo conteúdo doutrinário para a igreja de Deus. E nestas cartas não falam nada sobre tatuagem, então muitos veem nesta ausência de informação uma coisa particular a cada cristão.
Bom sobre tatuagem realmente a são doutrina não fala nada mesmo, porem ela nos diz que:
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”, 1ª Coríntios 10. 31.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus
”1ª  Coríntios 6. 19-10.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” 1ª Coríntios 10. 23.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” 1ª Coríntios 6. 12.
Ou seja, desde o dia em que eu e você nascemos de novo, nos entregado ao Senhor Jesus Cristo, arrependidos de nossos pecados, crendo Nele como Nosso Senhor e Salvador Pessoal. Nós, eu e você não pertencemos a nós mesmos, nós somos dele. E vivemos, ou deveríamos viver para gloria Dele. Então tudo que formos fazer inclusive com os nossos corpos tem que ser feito para glorificá-Lo.
Agora me responda sinceramente: em quê, uma tatuagem em meu corpo, glorifica ao Senhor Jesus Cristo?
O nosso corpo não é mais nosso, ele é templo do Espírito Santo. No momento em que eu e você nos entregamos a Cristo, Ele veio habitar em nós, e tem transformado nossa vida a partir de então. Então devemos deixar Ele (O Espírito Santo) nos usar para glorificar a Deus através do nosso corpo. Alias esse é o objetivo do Espírito Santo estar habitando em nós. Então eu te pergunto: será que o desejo de fazer tatuagem em nosso corpo vem do Espírito Santo? Se ele deseja usar nosso corpo para glorificar a Deus, será que Ele o fará através de tatuagens, ou através de nossa conduta, de nossas ações? Se somos comprados por bom preço, e somos feito morada do Espírito Santo, significa que nosso corpo é a casa Dele. Agora pense comigo, se você comprasse uma casa, e ela precisasse de uma reforma por dentro e por fora, ai você começasse essa reforma, e depois de pintar as paredes do lado de fora, um belo dia alguém vem e a pincha, como você se sentirá? Creio que é esse sentimento que o Espírito Santo tem, quando um cristão faz uma tatuagem.
Por isso que antes de fazer uma tatuagem, ou qualquer outra coisa, o cristão deve se perguntar. Isto é licito? Isto convém? Isto me edifica? Isto glorifica a Deus? Isto irá me dominar?
Quando eu era recém convertido ao Senhor Jesus Cristo, me veio em mente fazer uma tatuagem, mas ai me fiz estas perguntas. E a resposta lógica que na direção do Senhor eu concluí é: não! O cristão não deve fazer tatuagem. Pois embora seja aparentemente licito, não convém, não edifica, não glorifica a Deus, e provavelmente me dominará, pois a maioria das pessoas que fazem tatuagem não para em uma só.
Eu creio que um jovem cristão que realmente deseje fazer a vontade do Senhor, não deva fazer tatuagem, mesmo que seja verso bíblico, o nome de Jesus, ou de Deus, ou frases evangelísticas. O nome de Deus, ou do Senhor Jesus Cristo tem que ser tatuado é no coração, a palavra de Deus tem estar gravada é na nossa mente e coração, e a melhor maneira de pregar o evangelho é vivendo de modo digno dele.

Espero ter te ajudado, mas creio que Deus em sua graça há de conceder a você o esclarecimento sobre este e muitos outros assuntos de sua palavra. Que Deus te abençoe e te guarde, Em Cristo Jesus, Amém.

J S Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.