Porque as igrejas, conhecidas como “Igrejas Cristã Evangélica Casa de Oração” não tem pastor?
Frequentemente quando questionado de que igreja eu sou membro, também sou questionado com esta pergunta; Quem é o “pastor” lá?
Infelizmente a resposta que eu dou a estas pessoas não é uma realidade em todo Brasil, pois infelizmente muitos irmãos estão se auto intitulando “pastores”, e muitos membros em muitas igrejas estão nomeando os seus “obreiros por tempo integral” com este titulo. E eu não tenho visto por parte destes “obreiros” nenhuma resistência a esta pratica.
Sei também que minha resposta irá ofender a alguém, e sinceramente não é esta a minha intenção, embora provavelmente já o tenha feito pouco acima.
Mas vamos à resposta.
Geralmente eu repondo a pergunta: De que igreja eu sou membro?; “Eu sou membro da igreja de Deus, ou do Senhor Jesus Cristo, que se reúne no endereço tal” e dou o endereço para a pessoa de onde reunimos, e não da "igreja". Não digo que sou membro da “Igreja Cristã Evangélica”, ou da “Casa de Oração”. Por que a nas cartas apostólicas uma igreja local, é um grupo de salvos que reúnem regularmente ao nome do Senhor Jesus Cristo em uma localidade, a única coisa que deve atrair a estes irmãos na reunião é a Pessoa de Nosso Amado Salvador o Senhor Jesus Cristo, e não a placa que colocamos fora do salão de reuniões, seja, “Salão Evangélico”, “Igreja Cristã Evangélica” ou “Casa de Oração”.
E digo claramente a estas pessoas que temos sim pastor. Só que é pastor no sentido bíblico, e não no sentido humano e religioso da palavra.
1. O Senhor Jesus Cristo, em João 10. 11. O próprio Senhor Jesus se apresenta a nós como “O Bom Pastor” que deu a vida pelas suas ovelhas. Ele o Senhor Jesus Cristo é o Nosso Único e Verdadeiro Pastor, veja também o Salmo 23. 1.
2. Irmãos que tem o dom de pastor, assim como os irmãos que tem o dom de evangelista, e outros dom de ensinador, Efésios 4. 11. Ou seja, eles são irmãos, eles não estão numa posição acima dos outros, porque estudaram numa faculdade ou seminário. Mas foram dotados por Deus, através do Espírito Santo para realizar estes serviços na obra de Deus. São chamados de dons coletivos dados por Deus a sua *igreja, para realizarem serviços específicos, de evangelismo, pastoreio ou ensino da palavra de Deus. Isto não é cargo, ou titulo dignitário, colocando-os acima dos demais irmãos. Pastor neste caso é serviço, assim como o evangelista, e o ensinador. Eles são irmãos e diante de Deus estão no mesmo nível que os outros, eles não são uma classe especial que está mais perto de Deus, e que precisa ser destacada dos demais irmãos. Alias esta pratica que é comum no denominacionalismo, é antibíblica, pois divide o corpo de Cristo, que é a sua igreja, em clero e leigos. E todos os crentes são sacerdotes de Deus, veja 1ªPedro 2. 1-10: Apocalipse 1. 1-6.
3. Os presbíteros de uma igreja local, são os pastores da mesma, Atos 20. 17, 28. Paulo havia chamado os presbíteros da igreja de Éfeso, e lhes disse que era para eles olharem por eles (o grupo de presbíteros) e por todo rebanho, (a igreja de Éfeso, o grupo de salvos que reuniam ao Nome do Senhor Jesus Cristo ali naquela cidade). Sobre o qual o Espírito Santo os constitui bispos, para apascentar (pastorear) a igreja de Deus. Ou seja, presbíteros, bispos e pastores, são palavras dirigidas ao mesmo grupo de pessoas. E não hierarquias distintivas. Como é comum vermos na cristandade professa, “presbíteros” abaixo do “pastor” e “pastor” abaixo do “bispo”. E observe que Paulo manda chamar não “o presbítero”, mas os presbíteros. Ou seja, uma igreja local não pode ter um único homem na sua liderança, mas deve ter pelo menos dois. E estes irmãos irão exercer a liderança, não a ditadura (a vontade deles), não a democracia (a vontade da maioria), mas a vontade de Deus. Pois eles através da palavra de Deus e da direção do Espírito Santo estarão sendo instrumentos nas mãos de Deus para guiar o seu povo, a sua igreja em uma determinada localidade.
Novamente observe que eles são irmãos, que exercem a função de presbíteros. Presbítero não é titulo é serviço. E um cristão deve ter qualificações para exercer esta importante função na igreja local onde ele é membro, veja 1ªTimoteo 3. 1-7: Tito 1. 5-9. Não é alguém que tem um diploma, não é uma profissão rentável, não é um posto de autoridade, onde ele manda e os outros obedecem. São irmãos que tem uma vida exemplar, e que devido a este exemplo os outros membros da igreja os respeitam e aceitam voluntariamente sua liderança. Liderança esta que não vem deles próprios e nem é prerrogativas deles, mas é uma liderança espiritual, proveniente do Espírito Santo que os capacitou, e que os usa para governar a igreja, através das orientações solenes da Palavra de Deus.
Deus não reconhece títulos eclesiásticos, ou forma de governo alheios a sua palavra. Não estou dizendo com isto que não tenha pessoas que tenham o titulo de “pastor” no sentido religioso, que não é salva, ou que este não seja um servo de Deus, e que ele não seja usado por Deus para a salvação dos perdidos, ou para ensinar a palavra de Deus. Não é isto. Apesar dos desvios da cristandade Deus ainda é fiel a sua palavra, e ela jamais voltará vazia. Ele é quem produz o novo nascimento e aplica a sua Palavra ao nossos corações para a nossa edificação. Porem este modelo de governo usado pelo denominacionalismo é errado, é invenção humana sem respaldo na palavra de Deus.
As igrejas neotestamentarias, que erroneamente são conhecidas no Brasil de “Igrejas dos Irmãos” “Igreja Cristã Evangélica” ou “Casa de Oração”. Tem se afastado do modelo bíblico de governo da igreja, e infelizmente temos visto irmãos se nomeando “pastores”, ou os membros destas igrejas os nomeando desta forma. Irmãos para termos pastores em nosso meio não é preciso ter pessoas que usam este titulo. Pode uma igreja ter uma pessoa ostentando o titulo de pastor, mas o seu Verdadeiro e Único Pasto estar do lado de fora dela batendo na porta desejando entrar, Apocalipse 3. 20.
*A palavra igreja na bíblia, tem dois aspectos distintos, a igreja universal que é o grupo de todos os redimidos deste pentecostes até o arrebatamento, veja Mateus 16. 18: Efésios 3. 10. E a igreja local que é o grupo de salvos em uma localidade, veja 1ªCorintios 1. 1-3. O dom de pastor, assim como o evangelista e o ensinador (mestre). É dado a igreja no primeiro aspecto, ou seja, a esfera de serviço deles e a todos os cristãos renascidos. Enquanto que os presbíteros, que são “pastores locais” a esfera de serviço deles é limitada somente a igreja local onde eles são membros. Não há em nenhum lugar no Novo Testamento de presbíteros exercendo estas funções fora das suas respectivas igrejas locais. Porem constantemente temos ouvido falar de igrejas, ou irmãos que foram socorridos, orientados, consolados, ou restaurados através de ministério de irmãos que realmente tem sido usado por Deus como pastores no meio do seu povo.